No âmbito do Programa “Programa de Investimento Sustentável e Emprego” aprovado pela União Europeia, em 2021, o consórcio de parceiros CESAL, FRUTICAD e ADEMO, está a implementar nos distritos de Ancuabe, Balama e Montepuez em Cabo Delgado, o projecto Apoio à redução da desigualdade social para crianças, jovens e pessoas com diversidade funcional, que tem como finalidade contribuir para a redução das desigualdades sociais e criar empregos sustentáveis em Cabo Delgado, através da promoção de educação (formação profissional e clubes ambientais), auto-emprego, gestão ambiental e inclusão social.

A FRUTICAD responsável pela implementação do resultado 1 (R1) (Promover a difusão de informação e conhecimento legal e científico, o diálogo e a implementação de acções participativas sobre legislação (florestas, fauna bravia), boa governação da terra e dos recursos naturais, meio ambiente, mudanças climáticas, inclusão social e género), realizou a entrega de dezasseis (16) televisores do tipo plasma, de trinta e duas polegadas (32”), igual número de pendrive (flash).

O material entregue, servirá de meio de pelo qual os membros dos CAE e demais alunos, poderão assistir a documentários e/ou vídeos sobre questões ambientais, servindo assim de um meio de aprendizagem sobre as boas praticas ambientais e uso sustentável dos recursos naturais nas comunidades, alertando para as causas e os efeitos das mudanças climáticas (MC) devido as praticas nocivas e prejudiciais para o meio ambiente e para o clima como as queimadas descontroladas, a desflorestamento, o mau uso e gestão do solo, e da agua.

Ao todo foram entregue, dezasseis (16) televisores e igual numero de pendrive contento vídeos, os material entregue foi para as EPC de: Campine, Minhauene, Salaue, Meza, Nanjua e Escola Comunitária de Metoro, no distrito de Ancuabe; No distrito de Montepuez foi para as EPC de: Nkoripo, Nicuapa, Mapupulo, Mputo e Massingir; e finalmente no distrito de Balama foi para EPC de: Tauane, Jamira, Ntete, Muripa e Balama-sede.

IMG 7455 24

IMG 3338 F   IMG 3343 F

Ocorreu no dia 04 de julho, a Assembleia Geral Extraordinária da Associação de Fruticultores e Horticultores de Cabo Delgado. Foi a primeira reunião deste ano e contou com a participação de 13 pessoas, dentre membros fundadores e ordinários.

A Assembleia Geral Extraordinária é realizada para reunir os representantes da associação, para que sejam tomadas medidas que contribuam para um melhor desenvolvimento da associação e do sector.

Luís Augusto, presidente do Conselho de Direcção da FRUTICAD, reforçou a importância do encontro. “Para que possamos conquistar resultados satisfatórios é necessário que haja uma participação activa dos membros, maior engajamento dos  jovens e sentimento de pertença no seio de todos, afirmou o presidente.

Durante a reunião, o presidente Luís Augusto tomou a palavra desejando em nome da Associação boas vindas a todos membros e em seguida realizou a apresentação do historial da FRUTICAD desde a sua criação, enaltecendo a participação financeira do CTA no finaciamento de todo o processo da publicação dos seus Estatutos no Boletim da República em 2016.

Deste a sua criação, a FRUTICAD tem implementado programas e projectos de desenvolvimento, capacaitações, consultorias, iniciativas voluntárias de apoio humanitário e de recuperação de meios de subsistências sustentáveis perdidos pelas mudanças sociais, económicas e ambientais que a Província enfrenta devido às mudanças climáticas e guerra de insurgência na zona Norte.

O ponto principal da apresentação do presidente, foi falar das conquistas da associação. Actualmente, a FRUTICAD dispõe de Estratégia de Advocacia, Plano Estratégico, Regulamento Interno, Estratégia e Plano de Comunicação, Género e Inclusão Social e Avaliação de Desenvolvimento Organizacional. Estas conquistas contribuem para o crescimento e progresso da associação.

Quanto às expectativas, a FRUTICAD tem como prioridade aumentar a qualidade e quantidade de serviços oferecidos, fortalecer e procurar novas parcerias com o sector privado especialmente com as empresas fornecedoras de insumos que possam dar descontos aos membros. Essas expectativas, também estão em volta do reforço no estabelecimento de novas parcerias nacionais e estrangeiras que apoiem o crescimento da fruticultura e de horticultura de forma económica e ambientalmente sustentável, assim como na promoção do engajamento activo e duradouro dos jovens.

Foram, também abordados assuntos ligados ao futuro, a sustentabilidade da associação e outras acções que possam criar alternativas de renda mesmo que não sejam da área agrícola.

IMG 1649F C    IMG 1587F C

A Equipe Técnica da FRUTICAD, efectuou na propriedade da MEDIMMO, entre os dias 20 e 21 de Abril à recolha de amostras de solo para avaliar o nível de fertilidade solo e, a partir dos resultados, fazer recomendações de correcções de solo a ter em conta, os fertilizantes a usar e o tipo de culturas a implantar.

As amostras foram retiradas em 9 áreas, nas profundidades de 0 a 20cm e de 20cm a 40cm, com o auxílio de uma pá e apoio dos colaboradores da MEDIMMO.  Em cada área homogênea seleccionada foram colectadas 10 sub-amostras, colocadas em um balde limpo e retirados 500 g para envio ao laboratório do IIAM em Nampula.

Segundo o Técnico de Campo,  Eng. Abdul Manafe, as amostras de solo foram recolhidas em diversas parcelas da propriedade da MEDIMMO a diferentes profundidades e servirão de base a vários ensaios que serão realizados no Laboratório de Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM).

IMG 1809F C

Os ensaios permitirão a determinação de macro e micro nutrientes e PH do solo. Os resultados obtidos, para além de possibilitarem conhecer as características das parcelas amostradas, serão posteriormente adicionados a uma base de dados visando o enriquecimento do conhecimento das carascteristicas dos solos da propriedade da MEDIMMO.

IMG 3269F C

No contexto do lançamento do Projecto MAISPEMBA, que teve entre vários objectivos, promover o desenvolvimento Urbano, Integrado, Sustentável e Inclusivo das cidades, a FRUTICAD fez na manhã de quarta-feira (23) a apresentação do tema A Compostagem é economicamente viável em Moçambique?  Onde, partilhou a sua experiência em relação à actividade de compostagem desenvolvida pelos 21 beneficiários e empreendedores de Mahate e Muxara, no âmbito do programa Mecanismo de Recuperação de Moçambique, promovido pela PNUD.

Financiado pela União Europeia, o workshop foi dirigido aos parceiros e membros dos Municípios de Pemba, Quelimane, Mandhlakazi, Maputo, Municípios de Milão e de Reggio Emília, Embaixadores da Itália, delegação da União Europeia em Moçambique, individualidades locais e nacionais e organizações da Sociedade Civil (OSC) em parceria com a Fundação E+35.

O Presidente do Conselho Municipal de Pemba, Florete Simba Motarua procedeu com a cerimónia de abertura, tendo orientado a todos para que se busque soluções sustentáveis para a problemática dos resíduos sólidos de forma a promover o desenvolvimento local.

IMG 3301F1 C

A relação entre Pemba e Reggio Emilia vem desde 1970 e continua ainda hoje com novas colaborações e uma diversificação dos objectivos: desenvolvimento económico, apoio ao desenvolvimento rural e a agricultura, planejamento urbano, promoção cultural, turismo sustentável e a educação de qualidade para todos.

 IMG 2523F     IMG 2783 C

A Solidariedade Internacional a Moçambique – SIM em coordenação com a FRUTICAD, no âmbito da parceria com um grupo de empresários nomeadamente Grupo Osman Yacob e Sethy Lda, realizaram no sábado (19), a entrega de 1000 kits de dignidade para a população refugiada no Centro de Reassentamento de Marocane, no distrito de Ancuabe, em Cabo Delgado. Com esta acção, a SIM pretendia, entre vários objectivos, ajudar a garantir um mínimo de higiene e conforto numa situação desesperada.

Actualmente, vivem neste centro 950 famílias registadas (5.784 habitantes: 1.844 homens e  2.814 mulheres e  1.126 crianças) e recém chegadas dos distritos sob ataques armados no norte da província.

Os kits de dignidade eram compostos por Capulana, Balde, Esteira e Sabão. Durante a entrega, foram também distribuídos a 230 crianças, brindes compostos por bolachas, chupa-chupas, nik-naks e sumos.

IMG 2365 C  IMG 2432 C IMG 2156 C

Fátima Ali, uma das beneficiárias da entrega, agradeceu pelo gesto. “estou muito feliz por receber este kit, tudo o que recebi será útil para mim e minha família. Viemos de longe, onde fomos obrigados a abandonar os nossos pertences. Só quero agradecer por este apoio, essas esteiras vão servir de camas para os que continuam a chegar”, disse.

“Estamos muito felizes por abraçar a iniciativa da SIM e com a possibilidade de ajudar as famílias, que estão muito gratas em receber os kits”, disse a Vice-presidente da FRUTICAD, Engª Antonieta Ferrão
Esta acção contou com o apoio financeiro da Câmara Municipal de Cascais (que doou 5 mil euros) e de um grupo de amigos portugueses solidários, os quais contribuíram com os 3 mil euros adicionais necessários para a aquisição de um total de 1.000 kits. E, localmente estiverem envolvidos o governo distrital, chefe do posto, líder da aldeia, polícia comunitária e jovens voluntários que abraçaram esta iniciativa.

FC   IMG 3150FC

      

counterpartctausaid