Decorreu de 19 a 20 de Abril do corrente ano, o treinamento a Organizações Comunitária de Base (OCB) da Vila de Municipal do Ibo, em matéria de Conservação da Biodiversidade Marinha tendo em atenção a diversificação da meio de subsistência. As OCB que fizeram parte são: grupo de mulheres vocacionadas na apanha de mariscos nomeadamente grupo Ossikissana e Moyo Modja; Conselho Comunitário de Pesca (CCP); Clube Ambiental Escolar (CAE).
O treinamento tinha como objectivo reforçar a consciência dos indivíduos na mudança de comportamento face a dependência de recursos marinhos para subsistência. Através de treinamento foi possível trazes outras formas sustentáveis de subsistência como: (i) a prática de agricultura de conservação; (ii) a criação de grupos de Poupança e Crédito Rotativo (PCR); (iii) a conservação e processamento de espécie marinhas.
Ao final do treinamento foram lhes entregue kits as OCBs. Os kits eram de acordo com a natureza da atividade de cada OCB. A título de exemplo: o Clubes Ambiental Escolar, foi lhes entregue TV do Plasma, Pendrive, Bloco de Papel A4, Extensor 5m, para a difusão de conhecimento aos demais alunos e a comunidade sobre os problemas ambientais e suas formas de mitigação por meio de projecção de vídeos. Ao grupo de mulheres de apanha de apanha de mariscos e o CCP, foi lhe entregue o kit composto por congelador, panelas coadoras, fogão a carvão balança eletrónica, caixa de poupança, óleo de cozinha, caldo, sumo de limão, alho, e sal, para processar e conservar o marisco, aliviando deste modo a necessidade diária de apanha.
Esta acção enquadra-se no âmbito do projecto ONDA SUSTENTÁVEL, financiada pela ISCOS Emilia Romagna, e implementada pela FRUTICAD, que tem por objectivo aumentar a sensibilização das comunidades sobre a proteção dos ecossistemas marinhos e zonas costeiras, e a proteção da pesca sustentável e melhoria das capacidades de gestão económica e acesso a fontes alternativas de renda as comunidades locais e pescadores do Distrito de Metuge e da Vila Municipal do Ibo.

Na manhã desta quarta-feira, 5 de fevereiro, foi realizada uma reunião no *Distrito de Palma* para a apresentação oficial do projeto "Promovendo a Reconstrução Socioeconômica e a Resiliência de Mulheres e Raparigas Deslocadas no Norte de Moçambique". A iniciativa é implementada pelo *Consórcio liderado pela Cáritas Diocesana de Pemba, em parceria com a ACCESS Mulher e a FRUTICAD, com financiamento da * *ONU Mulheres e da Agência de Cooperação Internacional da Coreia (KOICA)*.

O projeto será implementado nos distritos de Palma, Nangade e Mocímboa da Praia, com a expectativa de alcançar cerca de 18.250 mulheres e jovens mulheres, promovendo o acesso a meios de subsistência sustentáveis e oportunidades socioeconômicas.
Após a invasão de Palma por insurgentes em 24 dem arço de 2021, e a resposta militar que deixou marcas profundas na comunidade, muitas mulheres foram forçadas a assumir o papel de provedoras de suas famílias, frequentemente enfrentando condições de extrema vulnerabilidade e exploração. Diante desse cenário, o consórcio busca fortalecer a resiliência dessas mulheres, proporcionando ferramentas e recursos para que possam reconstruir suas vidas e contribuir para o desenvolvimento de suas comunidades.
Durante a reunião, a Secretária Permanente do Distrito de Palma, *Laurinda Lauciane*, destacou a importância do projeto para a recuperação da região:
"Este projeto é de grande valia para o distrito, pois poderá contribuir significativamente para o avanço e a emancipação da mulher. Vocês sabem que formar a mulher é formar a nação. Para além do apoio do Governo de Palma, eu, na condição de mulher, darei um apoio especial." — frisou.
#ONUMulheres
#KOICA
#AccessMulher
#CáritasDiocesanadePemba
#Fruitcad
#ReconstruçãoSocioeconômica
#Resiliência
Teve lugar no dia 09 de Novembro, no distrito de Mecufi, localidade de Natuco, comunidade de Napuilimuiti a cerimónia de Lançamento da Campanha Agrária 2024/25 sob o lema: “Agricultura Sustentável Transformando Vidas”, dirigida pelo Chefe do Executivo Provincial, Valige Tauabo.
Na ocasião, o Governador da Província, Valige Tauabo, apelou aos produtores para adotarem práticas agrícolas sustentáveis, de modo a garantir a segurança alimentar e nutricional da população da província.
Durante a visita aos expositores, Valige Tauabo, visitou stand da FRUTICAD, ficou a saber mais sobre os trabalhos que a associação desenvolve na província, e disse: “muita força a iniciativa de associativismo porquê só com o colectivismo a província irá desenvolver”.
A FRUTICAD apresentou na ocasião o processo de produção do mel, e os equipamentos apícola; plantas de sombra e fruteira;


O Dia Mundial do Ambiente é o dia mais conhecido no âmbito da acção ambiental e climatica. Celebrado desde 1974, no dia 5 de Junho, envolve governos, empresas, celebridades e cidadãos, que se juntam na concentração de esforços, no que diz respeito à problematica da questão ambiental.O Dia Mundial do Ambiente é o dia mais conhecido no âmbito da acção ambiental e climatica. Celebrado desde 1974, no dia 5 de Junho, envolve governos, empresas, celebridades e cidadãos, que se juntam na concentração de esforços, no que diz respeito à problematica da questão ambiental.Este ano, o Dia Mundia do Ambiente tem como tema: Acelerar o estauro da terra, a resilencia à seca e à desertificação. Esta comemoração é muito importante, pois enfrentamos, já actualmente, crises como as alterações climáticas, a destruição da natureza e a perda de biodiversidade e, não menos importante, a poluição e o problema de resíduos. Neste ambito o restauro da natureza é fundamental, como forma de permitir aumentar os meios de subsistência, reduzir a pobreza e aumentar resiliência a condições climáticas extremas. Além disso, o restauro da natureza também promove o aumento do armazenamento de carbono e retarda as alterações climáticas. Sabe-se que as acções de restauração da natureza de pelo menos 15% da terra têm a capacidade de enviar até 60% das existinções de especies ameaçadas.

Como cultura da FRUTICAD, o Dia do Meio Ambiente não passou despercebido. A associação comemorou este dia na Escola Básica de Teule, no distrito de Ancuabe, a acção contou com a participação do Clube Ambiental Escolar e de outros actores do sector de educação. Várias actividades foram levadas a cabo, desde o plantio de árvores, actividades desportivas (futebol 11 e atletismo), concurso de conhecimento geral, de desenho e pintura, corridas de saco, concurso de enchimento de água no copo através de colher de sopa, entre outras.
O Desenvolvimento Orientado pela Comunidade (CDD) é uma abordagem para o desenvolvimento local que visa promover a planificação e reforçar o controle sobre as decisões de investimento e gestão dos recursos por parte das comunidades e dos governos locais. Esta abordagem é inovadora porque ultrapassa a tradicional visão de desenvolvimento que se centra sobretudo no fortalecimento das instituições, limitando o empoderamento das comunidades. Esta abordagem baseia-se em princípios de transparência, participação, empoderamento dos diferentes actores locais e resposta a necessidades e prioridades identificadas localmente.
O empoderamento e a capacitação a nível local (incluindo comunidade e autoridades), reforça a tomada de decisão participativa e promove a alocação e o controlo sobre os recursos de forma mais transparente e eficaz.
É por meio do projecto CDDF, implementado no âmbito do MozNorte, pelo consórcio liderado pela Fundação Aga Khan em parceria com a FRUTICAD, Associação Progresso e Thirdway Africa, que as equipes técnicas participaram do treinamento de criação de Comitês de Desenvolvimento de Aldeia (CDA).
O CDA é uma estrutura eleita pela comunidade que coordena acções envolvendo as comunidades e outras partes interessadas no processo de tomada de medidas que respondam aos desafios de desenvolvimento, apropria-se das suas prioridades e tornar-se parceiro no desenvolvimento local.
O treinamento decorreu de 26 de Maio a 02 de Junho, nas localidades de Nsembia e Mpuho, no distrito de Montepuez. Liderada pela pela Fundação Aga Khan, esta actividade contou com apoio da UNOPS e FNDS.


Siga-nos no Facebook


