Decorreu de 19 a 20 de Abril do corrente ano, o treinamento a Organizações Comunitária de Base (OCB) da Vila de Municipal do Ibo, em matéria de Conservação da Biodiversidade Marinha tendo em atenção a diversificação da meio de subsistência. As OCB que fizeram parte são: grupo de mulheres vocacionadas na apanha de mariscos nomeadamente grupo Ossikissana e Moyo Modja; Conselho Comunitário de Pesca (CCP); Clube Ambiental Escolar (CAE).
O treinamento tinha como objectivo reforçar a consciência dos indivíduos na mudança de comportamento face a dependência de recursos marinhos para subsistência. Através de treinamento foi possível trazes outras formas sustentáveis de subsistência como: (i) a prática de agricultura de conservação; (ii) a criação de grupos de Poupança e Crédito Rotativo (PCR); (iii) a conservação e processamento de espécie marinhas.
Ao final do treinamento foram lhes entregue kits as OCBs. Os kits eram de acordo com a natureza da atividade de cada OCB. A título de exemplo: o Clubes Ambiental Escolar, foi lhes entregue TV do Plasma, Pendrive, Bloco de Papel A4, Extensor 5m, para a difusão de conhecimento aos demais alunos e a comunidade sobre os problemas ambientais e suas formas de mitigação por meio de projecção de vídeos. Ao grupo de mulheres de apanha de apanha de mariscos e o CCP, foi lhe entregue o kit composto por congelador, panelas coadoras, fogão a carvão balança eletrónica, caixa de poupança, óleo de cozinha, caldo, sumo de limão, alho, e sal, para processar e conservar o marisco, aliviando deste modo a necessidade diária de apanha.
Esta acção enquadra-se no âmbito do projecto ONDA SUSTENTÁVEL, financiada pela ISCOS Emilia Romagna, e implementada pela FRUTICAD, que tem por objectivo aumentar a sensibilização das comunidades sobre a proteção dos ecossistemas marinhos e zonas costeiras, e a proteção da pesca sustentável e melhoria das capacidades de gestão económica e acesso a fontes alternativas de renda as comunidades locais e pescadores do Distrito de Metuge e da Vila Municipal do Ibo.
