Nos dias 27 de março e 04 de abril de 2019, a Fruticad participou na 2ª sessão de encontros de divulgação dos objectivos da plataforma de Desenvolvimento Sustentável de Cabo Delgado (PPDS) e do debate sobre agricultura sustentável e desmatamento na Universidade Católica de Moçambique e na Universidade Lúrio. Este seminário, contou com a participação dos membros da plataforma, membros das Direcções e estudantes de ambas as faculdades.
Durante o seminário, foram apresentados temas relacionados com agricultura sustentável pois com o crescimento populacional e o aumento da demanda por alimentos e outros recursos naturais, a agricultura sustentável torna-se um tema que merece destaque na política ambiental.

O sector agrario está cada vez mais atento às questões ambientais e isso acontece, seja porque o sector percebeu que, com o tempo, as técnicas convencionais de agricultura intensiva provaram ser ambientalmente insustentáveis e tambem porque a própria população tem se tornado mais consciente da importância de consumir alimentos produzidos de forma sustentável e saudáveis. Contudo, os participantes defenderam que a agricultura deve depender do meio ambiente e de ser praticada com critérios de sustentabilidade produzindo alimentos que atendam à demanda atual, sem degradação dos solos, dos recursos hídricos e sem o uso indiscriminado de fertilizantes em beneficio da biodiversidade.
Veja a galeria de fotos.