IMG 5740          IMG 5938

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em parceria com a FRUTICAD, procederam nos dias 15 e 16 a entrega de 95 kits de resiliência aos grupos de hortas caseiras e olaria, nos bairros de Mahate e Muxara em Pemba e nas aldeias de Nanjua e Tratara em Metuge.

Estes kits beneficiaram cerca de 95 famílias, ao todo são 520 agregados vítimas do ciclone Kenneth e dos ataques armados prepetrados no norte da província de Cabo Delgado.

Segundo a Coordenadora Técnica do Projecto ,Engª. Maria Antonieta Ferrão, esta acção vai permitir que as famílias recuperem de forma gradual os meios de subisistência. Já são cerca de 727 famílias sendo assistidas, nos distritos de Pemba e Metuge. A expectativa é que até dezembro 5000 famílias sejam beneficiadas. Além dos kits de resiliência, as beneficiárias terão treinamentos na área de hortas caseiras.

O projecto em Pemba e Metuge ocorre no âmbito do programa pós-ciclones Mecanismo de Recuperação com implementação liderada e gerida pelo PNUD, em parceria com ONGs, diversos níveis de governo e outras agências da ONU, e financiamento da União Europeia, Canadá, Finlândia, Holanda, Índia, China e Noruega.

IMG 471301

Durante o seu discurso, o Secretário do bairro de Mahate, Sr. Rodrigues Salimo explicou a importância desta acção para a comunidade. “O Programa Mecanismo de Recuperação está a valorizar e promover o potencial das nossas velhas e idosas. Este programa ensina-nos a dar valor a este grupo de mulheres que se encontram numa situação vulnerável e marginalizadas pelas suas familias e pela comunidade. Säo mulheres que perderam o seu sustento, vitimas de vários problemas sociais e que hoje tem a oportunidade de recuperar e contribuir para o sustento familiar”.

FaLang translation system by Faboba