
O UNDP juntamente com a FRUTICAD, por meio do Programa Mecanismo de Recuperação de Moçambique (MRF), procederam nos dias 02 e 03 de dezembro com a entrega de kits de ferramentas para o inicio de actividades a 40 jovens nas aldeias de Nanjua e Taratara, no distrito de Metuge e nos bairros de Muxara e Mahate, em Pemba.
Ao todo, foram entregues 40 kits de carpintaria compostos por brocas, esquadros, serrotes, berbequins, martelos, raspadeiras, lixas, esmeriladora, fitas métricas, verniz, limas, cola de madeira, jogo de chaves, plainas e lixadeiras.

A entrega deste material encontra-se enquadrada no programa MRF, que ajuda a acelerar a recuperação e a criar resiliência após a devastação provocada pelos ciclones Idai e Kenneth. Esta iniciativa está a contribuir para a restauração dos meios de subsistência e, ao mesmo tempo, fortalecer a resiliência da comunidade contra futuros desastres.
Para Selemane Anlaue Moliala, representante do Secretário do bairro de Muxara, que procedeu com a entrega dos kits “agradeço em nome do Senhor Secretário e em nome do bairro de Muxara, pelo gesto e por esta entrega que vem melhorar e recuperar os meios de subsistência que a maioria de nós perdemos. Estas ferramentas, que acabamos de receber não devem ser vendidas, são para recuperar os meios de subsistência que perdemos no ciclone e que os nossos irmãos vítimas de conflitos perderam nas suas zonas de origem. Já não vamos deixar passarem oportunidades de trabalho por falta de material. Vamos cuidar dessas ferramentas da melhor forma possível”.
O projecto em Pemba e Metuge ocorre no âmbito do programa pós-ciclones Mecanismo de Recuperação com implementação liderada e gerida pelo PNUD, em parceria com ONGs, diversos níveis de governo e outras agências da ONU, e financiamento da União Europeia, Canadá, Finlândia, Holanda, Índia, China e Noruega.