O Desenvolvimento Orientado pela Comunidade (CDD) é uma abordagem para o desenvolvimento local que visa promover a planificação e reforçar o controle sobre as decisões de investimento e gestão dos recursos por parte das comunidades e dos governos locais. Esta abordagem é inovadora porque ultrapassa a tradicional visão de desenvolvimento que se centra sobretudo no fortalecimento das instituições, limitando o empoderamento das comunidades. Esta abordagem baseia-se em princípios de transparência, participação, empoderamento dos diferentes actores locais e resposta a necessidades e prioridades identificadas localmente.

O empoderamento e a capacitação a nível local (incluindo comunidade e autoridades), reforça a tomada de decisão participativa e promove a alocação e o controlo sobre os recursos de forma mais transparente e eficaz.

É por meio do projecto CDDF, implementado no âmbito do MozNorte, pelo consórcio liderado pela Fundação Aga Khan em parceria com a FRUTICAD, Associação Progresso e Thirdway Africa, que as equipes técnicas participaram do treinamento de criação de Comitês de Desenvolvimento de Aldeia (CDA).

O CDA é uma estrutura eleita pela comunidade que coordena acções envolvendo as comunidades e outras partes interessadas no processo de tomada de medidas que respondam aos desafios de desenvolvimento, apropria-se das suas prioridades e tornar-se parceiro no desenvolvimento local.

O treinamento decorreu de 26 de Maio a 02 de Junho, nas localidades de Nsembia e Mpuho, no distrito de Montepuez. Liderada pela pela Fundação Aga Khan, esta actividade contou com apoio da UNOPS e FNDS.

CDA Mtpz

counterpartctausaid