Na manhã desta quarta-feira, 5 de fevereiro, foi realizada uma reunião no *Distrito de Palma* para a apresentação oficial do projeto "Promovendo a Reconstrução Socioeconômica e a Resiliência de Mulheres e Raparigas Deslocadas no Norte de Moçambique". A iniciativa é implementada pelo *Consórcio liderado pela Cáritas Diocesana de Pemba, em parceria com a ACCESS Mulher e a FRUTICAD, com financiamento da * *ONU Mulheres e da Agência de Cooperação Internacional da Coreia (KOICA)*. 

OnuMulher 06022025

O projeto será implementado nos distritos de Palma, Nangade e Mocímboa da Praia, com a expectativa de alcançar cerca de 18.250 mulheres e jovens mulheres, promovendo o acesso a meios de subsistência sustentáveis e oportunidades socioeconômicas. 

Após a invasão de Palma por insurgentes em 24 dem arço de 2021, e a resposta militar que deixou marcas profundas na comunidade, muitas mulheres foram forçadas a assumir o papel de provedoras de suas famílias, frequentemente enfrentando condições de extrema vulnerabilidade e exploração. Diante desse cenário, o consórcio busca fortalecer a resiliência dessas mulheres, proporcionando ferramentas e recursos para que possam reconstruir suas vidas e contribuir para o desenvolvimento de suas comunidades. 

Durante a reunião, a Secretária Permanente do Distrito de Palma, *Laurinda Lauciane*, destacou a importância do projeto para a recuperação da região: 

"Este projeto é de grande valia para o distrito, pois poderá contribuir significativamente para o avanço e a emancipação da mulher. Vocês sabem que formar a mulher é formar a nação. Para além do apoio do Governo de Palma, eu, na condição de mulher, darei um apoio especial." — frisou. 

#ONUMulheres

#KOICA

 #AccessMulher

#CáritasDiocesanadePemba

#Fruitcad

#ReconstruçãoSocioeconômica

#Resiliência

counterpartctausaid