A população de Metuge quer mão dura para travar a degradação ambiental que se observa naquela parcela administrativa. O facto foi manifestado no decurso da recolha de dados e de informação, ocorrida entre os dias 13 e 17 do mês de Junho, em sessões de consultas aos lideres locais, sobre projectos e programas de apoio à implementação de politicas sobre a legislação ambiental no distrito de Metuge, Cabo Delgado, realizada pela Fruticad.

FB020719 2 

A actividade visa identificar as lacunas instituicionais e as falhas na implementação de politicas sobre legislação ambiental, assim como, promover a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas nas localidades de Metuge sede, Nanlia, Nacuta Messanja e Mieze.

Sugeriram a possibilidade de instruir membros do patrulhamento comunitário para munirem-se de instrumentos no combate às práticas nocivas ao meio ambiente.

Yassine Fahamo, lider da aldeia de Nanlia mostrou-se preocupado com as dificuldades que a sua aldeia têm enfrentado, este sente que os recursos estão esgotando pelo que são obrigados a percorrer longas distâncias para o acesso em relação aos anos passados.

A preocupação daquele dirigente comunitário é corroborada por Gaspar Agi Navie, chefe de aldeia de Muepame, que acrescenta a problemática do acesso à água e culpa aos individuos que fazem o abate indiscriminado de árvores para a produção de carvão e as instituições que contribuem para este acto.

Os participantes desta acção, recomendaram que trabalhos semelhantes sejam feitos com todos envolvidos nesta cadeia - das comunidades às estruturas distritais.

O acesso documental em relação à legislação ambiental, constitui uma preocupação por parte desta organização, que têm distribuido ao nivel das estruturas distritais e das comunidades dossiês dobre a matéria.

Refira-se que Metuge, distrito localizado a escassos 50km da capital provincial de Cabo Delgado, está sujeito a vários tipos de extracção de recursos naturais sem o respeito ao meio ambiente.

Muitos recursos hidricos e terras para agricultura e pastoricia atraíram muitos residentes de pemba a abrirem machambas para a produção de horticulas e arroz e criação de gado bovino e caprino para alimentar a cidade de Pemba.

Outros factores que concorrem para a degradaçãp ambiental são a extracção de areias e pedras para a construção civil, o corte do mangal para obras rústicas e o corte de àrvores para a produção do carvão vegetal.

FB0207191

counterpartctausaid