A Fruticad, está a desenvolver uma acção de revitalização e criação de clubes ambientais nas localidades de Mieze, Nanlia, Nancuta, Messanja e Metuge Sede, no distrito de Metuge. Com o efeito, esta Associação de Fruticultores e Horticultores de Cabo Delgado está a potenciar as entidades locais com manuais de Clubes Ambientes para as escolas.
Os referidos manuais, foram entregues aos representantes das escolas primárias, onde de igual modo, as suas comunidades beneficiam-se de acções de sensibilização para a conservação e protecção do meio ambiente, através de realização de treinamentos, cujo principal enfoque é a educação ambiental.
Estevão Almas Nkampanhule, director da Escola Primária de Mieze, disse que, na escola em que representa existe 1 clube ambiental constituido por 30 pessoas, de alunos da 5ª à 7ª classes e 2 professores eleitos como responsáveis.
“Em termos de funcionamento o clube funciona sem problemas e os alunos participam activamente. A titulo de exemplo a escola atingiu cerca de 90% de resultados positivos na produção agrícola. Só lamento o facto de não termos manuais para a aprendizagem na execução das actividades. As actividades desenvolvidas são mais voltadas à produção agrícola, com a excepção da limpeza e abertura de aterros sanitários na escola, que é feita aos sabados. A mensagem é transmitida, através de palestras e aulas de educação visual”, conforme explicou o director da Escola Primária de Mieze.
A Oficial de Advocacia da Fruticad, Maria Antonieta disse igualmente que, para esta actividade serão disponibilizados às escolas seleccionadas 5 Tv´s plasmas e “pen drives” com filmes, videos relacionados com as temáticas ambientais e de conservação com o objectivo de facilitar o processo de aprendizagem.
Como os impactos ambientais negativos tendem a crescer, a revitalização e/ou criação de clubes ambientais é um dos primeiros passos para a mudança de atitude e a futura conscientização dos cidadãos para com o meio ambiente.


Siga-nos no Facebook


