
A Sede Distrital de Metuge, acolheu na passada quinta-feira (05 de Setembro de 2019), a Cerimónia de Assinatura de um memorando de entendimento entre Fruticad e a Administração do Distrito de Metuge com o objetivo de estabelecer as bases para a criação e a operacionalização de clubes ambientais escolares e o apetrechamento da sala que servirá do cantinho ambiental escolar.
Com efeito, a coberto deste acordo serão responsabilizados e envolvidos os Serviços Distritais de Educação, Juventude e Tecnologia, que integrarão outras instituições governamentais e organizações com particulares responsabilidades nas áreas ambientais e de mudanças climáticas.
O memorando tem três importantes componentes, designadamente “reflexão e transferência de mensagens de sensibilização sobre a temática da protecção ambiental e conservação da biodiversidade para as gerações actuais e futuras nas comunidades”, a “transmissão de informações sobre eventuais lacunas ou violações da lei ambiental” e a “coordenação com todas as organizações e autoridades competentes, a nível distrital e provincial, incluindo com as plataformas, de diferentes níveis, de actores ligados à conservação do capital natural”.
Discursando na cerimónia, o Senhor Adminiostrador do Distrito, António Valério Nandanga, disse que a assinatura do memorando abria um espaço para a mitigação das mudanças climáticas na província em especial no distrito de Metuge.
“É um momento de reflexão, pois, precisamos do meio ambiente para levarmos a vida normal. Os Clubes Ambientais Escolares precisam de educar a nova geração para que tenham instrumentos para preservar o meio e duvulgar conhecimentos para que nos próximos anos tenhamos muita gente a travar a degradação ambiental”, frisou.
Para o Coordenador do Projecto, Luís Augusto, Metuge é um dos distritos que mais vulnerabilidade e exposição tem aos efeitos nefastos das mudanças climáticas, pelo facto de grande parte dos recursos necessários para obras de construção civil sairem deste distrito para a cidade de Pemba e para outros pontos da província, acreditando que as crianças são factores preponderantes e indispensáveis para a mudança de atitude e de comportamento do Homem, o principal causador do problema.

A Fruticad procedeu, à entrega do material de apoio aos Clubes Ambientas Escolares à Direcção dos Serviços Distritais de Educação, Juventude e Tecnologia. O material era composto por bolas de futebol, apitos, TV plasma, manuais, brochuras, panfletos, folhetos e dispositivos de armazenamento com gravações de vídeos, filmes e/ou documentários sobre a biodiversidade para dinamizar as actividades dos clubes ambientais nas 5 localidades (Metuge Sede, Messanja, Nalia, Nacuta e Mieze) do Distrito de Metuge.
Em representação da localidade de Messanja, o chefe da aldeia de Mawawi, Chafim Amade, disse estar grato pelo material e pela iniciativa da Fruticad que veio para os munir de instrumentos de apoio que os ajudarão a combater e mitigar os problemas ambientais que têm enfrentado.
“Quero agradecer à Fruticad pelo gesto e apelar aos professores, alunos e a nós responsáveis da localidade a cuidarmos do material que nos foi entregue, fica como missão lutarmos pela preservação do meio ambiente”, agradeceu.
A Fruticad promove a fruticultura e horticultura de forma económica e ambientalmente sustentável.

Siga-nos no Facebook


