Entre 18 e 24 do mês de Setembro, a Fruticad realizou sessões de apresentação do resumo das informações colhidas na realização de Pesquisa de Campo nas localidades do Distrito de Metuge, Cabo Delgado.
A actividade visa divulgar o resumo e as falhas na implementação de politicas sobre legislação ambiental, assim como, promover a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas nas localidades de Messanja, Metuge sede, Nanlia, Nacuta e Mieze, com objectivo de elaborar a uma agenda estrategica que servirá de apoio para o desenvolvimento das comunidades.

Destacamos a participação dos chefes das localidades, líderes comunitários, membros dos comites de base, técnicos das secretarias das localidades, chefes das aldeias e outros influentes.
O acesso documental e a interpretação das leis ambientais constitui uma preocupação por parte desta organização, que têm distribuido aos niveis das estruturas locais e das comunidades dossiês da legislação elaborados por ela.
Yassine Fahamo, lider da aldeia de Nanlia mostrou-se preocupado com a implementação da lei a nível das localidades “esses infractores são denunciados e até levados as autoridades competentes, mas depois são soltos, e quando saem da cadeia vêm a comunidade para nos ameaçar”.
Os participantes desta acção, que sugeriram a criação de uma legislação a ser implementada nas aldeias, onde possam introduzir medidas de correcção locais, ainda a introdução de policiais comunitários para munirem-se de instrumentos no cambate as práticas nocivas ao meio ambiente.

Siga-nos no Facebook


