Decorreu no dia 12 de dezembro, em Pemba, no Centro Comercial Shoprite, com a iniciativa de jovens da Direcção Provincial da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural e Magistrados do Ministério Público uma feira e teve como eixo principal a Redução da Poluição Plástica em Pemba. O evento contou com cerca de 5 coordenadores e dezenas de difererentes públicos entre as instituições públicas que têm interesse directo na eliminação da poluição plástica, nomeadamente, a Direcção Provincial da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural, Direcção Provincial do Mar, Águas Interiores e Pescas, Direcção Provincial da Indústria e Comércio, Direcção Provincial da Cultura e Turismo, o Conselho Autárquico de Pemba, Organizações da Sociedade Civil, como WWF, AMA, CTV, empresas privadas ligadas ao mar, a Advanced Maritime Transports (AMT), pescadores do bairro Paquitiquete, clientes do centro comercial, simpatizantes e cAlém de ser um evento de sensibilização sobre a poluição plástica, teve como atracção a venda de sacolas biodegradáveis feitas na base de palha. “a Comunidade de Arco Íris perdeu um cavalo que morreu por ter consumido plástico, aqui na Cidade de Pemba” disse, Cossa professor da Arco Íris . Este depoimento é prova inequívoca de que a poluição plástica é também é um problema para a biodiversidade em terra, e não só na biodiversidade marinha.

| Fig.1 Foto de família do Grupo de Magistrados, Chefe do Serviço Provincial de Florestas, e a pequena Lourena Fernando Raimundo, exibindo imagens ilustrativas da problemática da poluição plástica e seu aproveitamento na Economia Criativa |
O evento também contou com a participação massiva dos colaboradores da empresa Advanced Maritime Transports, que constituiram um atractivo para sensibilizar outras empresas para se juntarem a esta causa ambiental.
Para Rodrigo M. Munguambe é importante a realização de eventos como esse, porque “Valorizar a economia local e consumir produtos que são produzidos localmente é fomentar a nossa cultura. A cidade de Pemba é rica em sua diversidade, a arte é um grande diferencial e essa é uma oportunidade do público conhecer o fabrico de sacolas biodegradáveis feitas na base de palha ”, disse o magistrado.

Siga-nos no Facebook


