web3  

A Fruticad realizou encontros de informação nas localidades de Nanlia, Mieze, Nacuta, Messanja e Metuge-sede, sobre o témino das actividades do projecto “Mitigação dos Efeitos das Mudanças Climáticas no Distrito de Metuge, Provincia de Cabo Delgado – Moçambique”.

Os eventos contaram com a participação de membros dos Clubes Ambientais Escolares (CAEs), extensionistas, líderes comunitários, Técnicos do Serviços Distritais de Actividades Económicas (SDAE) e Serviços Distritais de Educação, Juventude e Tecnologia (SDEJT).

A actividade teve como objectivo, informar os stakeholders sobre o término do projecto e identificar através de debates possiveis soluções para continuidade das actividades dos Clubes Ambientais Escolares tendo em conta o atraso devido à interrupção das aulas no âmbito da Declaração do Estado de Emergência Nacional  como forma de minimizar os impactos do Covid – 19.

De um modo geral, os participantes desta acção agradeceram à Fruticad, pela revitalização, criação dos CAES e pelos treinamentos que estão a auxiliar a comunidade na identificação, interpretação e aplicação das leis ambientais para que a resiliência e a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas sejam prácticas constantes nestas localidades, por possuírem um conhecimento mais aprofundado sobre as temáticas.

Estes, pediram à Fruticad treinamentos continuos sobre as leis ambientais, assim como, a inclusão da temática reciclagem. Solicitaram apoio em vídeos com conteúdo ambiental e produção de peças  teatrais. Por outro lado, manifestaram a sua insatisfação na implementação das acções ambientais, porque  emfrentaram desafios como a descrença que tinham pelo projecto.

Por último, os participantes enfantizaram o desejo de continuidade do progecto pelo registo dos impactos positivos  nestas comunidades.

O projecto de Mitigação dos Efeitos das Mudanças Climáticas no Distrito de Metuge, Provincia de Cabo Delgado - Moçambique insere-se numa iniciativa da CounterPart International no âmbito da Parceria Civica para Boa Governação com o financiamento da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID). Iniciado em Julho de 2018, teve como objectivo principal aumentar a resposta do governo, da sociedade civil e do sector privado à adaptação às alterações climáticas no Distrito de Metuge - Província de Cabo Delgado.

De 2018 a 2019, o projecto revitalizou e criou 5 Clubes Ambientais Escolares, desenvolveu várias acçöes de advocacia entre treinamentos, palestras e capacitaçöes sobre as leis ambientais e firmou parcerias com o distrito de Metuge em prol da conservação e preservação do meio ambiente, assim como da sensibilização e encorajamento para que se plantem mais árvores pela sua importância, sejam elas de sombra e/ou de produção de frutas. A iniciativa  adoptou estratégias de campo, que buscam valorizar o conhecimento e capacidade de persuasão das comunidades e o uso de novas técnicas para a promoção de práticas sustentáveis votadas a despertar motivação e noções de resiliência aos efeitos das mudanças climáticas .

 

Estas actividades foram possíveis de implementar graças ao generoso apoio do povo Americano através da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) em parceria com a Counterpart International.

web2

 

counterpartctausaid