IMG 1084 C

Como forma de apoiar a iniciativa promovida pelo Conselho Empresarial Provincial de Cabo Delgado (CEP), a FRUTICAD realizou no dia 24 de Março, a entrega de 100 mudas de árvores frutíferas e de outras espécies ao Centro de Reassentamento de Ntocota, na localidade de Nanlia, no distrito de Metuge, que abriga mais de 2000 deslocados, vitimas dos ataques terroristas.

A acção tem como objectivo incentivar a comunidade de Ntocota a realizar o plantio de árvores, valorizando e ajudando o meio ambiente e possibilitar aquisição de mudas, tanto para uso doméstico quanto comercial.

Foram entregues aos moradores de 10 casas, para igual número de kits de mudas compostos por bananeiras, mangueiras, moringueiras, acacieiras e ateiras. Além das doações, os técnicos deram orientação aos moradores sobre o plantio e o cultivo de hortas caseiras.

 IMG 1095 C    IMG 1055 C

Para Engª. Maria Antonieta Ferrão, Vice-presidente do Conselho de Direcção e Responsável pela acção, esta entrega é sustentada pela missão da FRUTICAD que é promover e praticar actos que contribuam para o desenvolvimento do sector agrário como forma viável e sustentável de promoção da riqueza e de desenvolvimento sócio-economico.

esperamos continuar a apoiar o centro de reassentamento de Ntocota, com mais mudas, assim teremos mais árvores plantadas, preservando a nossa natureza e melhorando a dieta nutricional da comunidade”, enfatizou.

Conforme a Engª. Antonieta, de Janeiro à Março, foram entregues cerca de 27 960 mudas, seleccionadas e distribuídas de acordo com as necessidades de cada grupo alvo.

O Conselho Empresarial Provincial de Cabo Delgado (CEP), arrancou no ano passado com a construção de 10 casas de baixo custo, mais resilientes e para pessoas mais vulneráveis, nomeadamente idosas e portadoras de deficiência. O CEP assegura que continuará ajuntar recursos para construção de mais casas.

 

IMG 1019 C

 

counterpartctausaid